19 de outubro de 2009

DIA DE VINÍCIUS DE MORAES


Ele foi um dos nossos maiores poetas e um dos melhores letristas da nossa MPB. Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, o Vinícius de Moraes, faria hoje 96 anos.
Na música, teve parceiros notáveis: Tom Jobim (com quem fez Chega de Saudade, Garota de Ipanema, A Felicidade, Eu Sei Que Vou Te Amar, Eu Não Existo Sem Você, Se Todos Fossem Iguais a Você e tantas outras), Baden Powell (Berimbau, Canto de Ossanha, Samba da Bênção, Deixa, Tempo Feliz, Apelo, Consolação e outras), Carlos Lyra (Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, Minha Namorada, Primavera, Pau-de-Arara e outras), Edu Lobo (Arrastão, que venceu o I Festival de MPB e projetou Elis Regina), Chico Buarque (músicas como Valsinha e Gente Humilde, sendo que essa a música é de Garoto) e, por último, Toquinho (Tarde em Itapuã, Regra Três, A Tonga da Mironga do Kabuletê e muitas outras, além de músicas infantis).
As letras de Vinícius não são antigas nem modernas: são eternas. Abaixo, um vídeo em que seus parceiros Toquinho e Chico Buarque cantam, junto com o Quarteto em Cy, a música que fizeram em sua homenagem: Samba Pra Vinícius. Samba para sempre.