29 de junho de 2008

ARRAIÁ TORTO

Marisa Alencar, José Alencar, presidente Lula e Marisa Letícia procuram, com vela na mão, os outros integrantes da quadrilha.

A PRIMEIRA COPA A GENTE NUNCA ESQUECE

COPA DO MUNDO DE 1958 NA SUÉCIA
Impossível não deixar de registrar que hoje faz 50 anos que o Mundo descobriu o Brasil. Em 29 de junho de 1958, a Seleção Brasileira conquistava, de forma brilhante, a sua primeira Copa do Mundo! Era o primeiro ano, também, que João Havelange estava à frente da CBD (que depois virou CBF). E pela primeira vez foi montada uma Comissão Técnica basicamente paulista. Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação, convocou três jornalistas de São Paulo (Ary Silva, Flávio Iazzetti e Paulo Planet Buarque) que, juntamente com o técnico Vicente Feola, elaboraram o famoso "Plano Paulo Machado de Carvalho". Nunca uma Seleção Brasileira havia saído do País de forma tão organizada. Unindo-se, então, o talento ao planejamento, o resultado não poderia ser outro: o Brasil encantou o mundo com seu futebol-arte e conquistou a Copa!
Na primeira foto, os heróis do último jogo:
Em pé: Vicente Feola (técnico), Djalma Santos (que só jogou essa partida), Zito, Bellini (o capitão, com a taça na mão), Nílton Santos, Orlando e Gilmar.
Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagallo e Paulo Amaral (preparador físico).
Não podemos esquecer dos reservas: Castilho, De Sordi (que só não jogou essa partida), Mauro, Zózimo, Oreco, Dino Sani, Moacir, Joel, Mazzola, Dida e Pepe.
Seis jogadores atuaram em todos os seis jogos:
Gilmar, Bellini, Orlando, Nílton Santos, Didi e Zagallo.
Seis jogadores não entraram em campo nessa Copa: Castilho, Mauro, Zózimo, Oreco, Moacir e Pepe.
Na última foto, a comissão paulista:
Paulo Machado de Carvalho, Flávio Iazzetti, Vicente Feola, Ary Silva e Paulo Planet Buarque apreciam o quadro comemorativo da conquista do mundial.
Foto do meio:
Após o jogo, o alegre, piadista e irreverente dentista Mário Trigo põe a mão no ombro do rei Gustavo, da Suécia, e pergunta: "E aí, King, tudo bem?"
É o Brasil. Bom de bola. Bom de humor.