12 de setembro de 2009

FIM DE CAMINHO DAS ÍNDIAS

Caminho das Índias tomou o caminho da roça e vai Viver a Vida.

DIA DE GERALDO VANDRÉ

Geraldo Pedrosa de Araújo Dias nasceu em João Pessoa-PB e está fazendo hoje 74 anos. Adotou o sobrenome artístico Vandré em homenagem a seu pai, José Vandregísilo.

Em 1966, venceu o I Festival de MPB da TV Record, junto com "A Banda", de Chico Buarque, com a música "Disparada", em parceria com Téo de Barros, interpretada por Jair Rodrigues.
Nesse mesmo ano, venceu o II Festival de MPB da TV Excelsior, com a música "Porta- Estandarte", em parceria com Fernando Lona, interpretada pela falecida cantora Tuca.

Mas foi em 1968 que aconteceu o seu momento maior. No III Festival Internacional da Canção, da TV Globo, no Maracanãzinho, com um simples violão, empolgou a multidão, que exigia a vitória de sua música, "Pra Não Dizer Que Não Falei Das Fores". Porém, a pressão do regime militar fez com que o júri optasse por "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque, o que gerou a revolta do público.

Sua música tornou-se um hino de resistência contra a ditadura e Geraldo Vandré precisou se autoexilar. Voltou ao Brasil em 1973 e hoje vive em São Paulo, totalmente distante da vida artística.

No entanto, sua mensagem continua sempre presente:
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer."