28 de junho de 2009

O FUTURO POLÍTICO DE SARNEY

José Sarney já definiu seu destino político depois de deixar o Senado.
Será candidato a prefeito da cidade de PARENTIns, no Amazonas.

GRANDE GAROTO

O paulista Aníbal Augusto Sardinha, o grande Garoto, caso estivesse vivo, estaria fazendo hoje 94 anos. Mesmo partindo muito jovem, com apenas 39 anos, em 3 de maio de 1955, é tido por muitos como o maior violonista brasileiro de todos os tempos. Tocava vários instrumentos, como banjo, cavaquinho, bandolim, violino e violão. Dominava ainda a guitarra portuguesa, guitarra havaiana, violoncelo, contrabaixo, violão de cinco cordas, bandola de oito cordas, além de ter inventado um violão-tenor e um bandolim-cello. Ganhou fama e reconhecimento como "O Gênio das Cordas". Em sua homenagem, São Paulo instituiu, por lei, a data de hoje como o Dia Estadual do Choro. Seu apelido foi em razão de sua incrível precocidade.

No vídeo anexo, temos a sua música mais conhecida: "Gente Humilde". Ela foi composta em 1945 e teve uma primeira letra produzida pelo poeta mineiro Valter Souto. Após 14 anos de sua partida, em 1969, Chico Buarque e Vinícius de Moraes criaram uma letra antológica, gravada primeiramente por Ângela Maria, tornando-a conhecida em todo o Brasil. Mas o próprio Chico informa que ele colocou apenas um adendo: a letra é quase toda de Vinícius.

Aqui, Chico canta, mas no final há uma falha grave na ficha técnica: consta que a música é de Chico Buarque quando, na verdade, é do grande Garoto.

Dá-lhe, Garoto!