18 de junho de 2010

COSTA DO MARFIM, A PRÓXIMA ADVERSÁRIA

A Seleção da Costa do Marfim será a próxima adversária do Brasil na Copa do Mundo. O seu governo quer que a Costa do Marfim seja chamada de "Côte d'Ivoire".
E vai explicar isso para o Dunga!

DIA DE MARIA BETHÂNIA

Ela é considerada um dos grandes ícones da MPB. A baiana Maria Bethânia Viana Telles Veloso, natural de Santo Amaro da Purificação, hoje está fazendo 64 anos. Seu nome foi escolhido pelo mano Caetano, inspirado na música homônima composta por Capiba e sucesso na voz de Nélson Gonçalves. Começou a acontecer em 1965, quando substituiu a cantora Nara Leão no espetáculo "Opinião". Daí, nasceu seu primeiro sucesso: "Carcará".
No vídeo abaixo, podemos recordar uma de suas interpretações mais marcantes: "Sonho Impossível", de J. Darion e M. Leigh, que ganhou uma versão emocionante de Ruy Guerra e Chico Buarque, onde consta a famosa frase: "Quantas guerras terei de vencer por um pouco de paz?" Na abertura, ela recita versos do poeta português Fernando Pessoa.

DIA DE CELLY CAMPELLO

Ela é considerada a precursora do rock e da Jovem Guarda no Brasil. Explodiu em todo o País com a música "Estúpido Cupido", em 1959, quando tinha apenas 17 anos. A partir daí, vários sucessos aconteceram em sua meteórica carreira: "Banho de Lua", "Lacinhos Cor-de-Rosa", "Túnel do Tempo" e muitos outros. Hoje, estaria fazendo 68 anos.
Em 1962, com apenas 20 anos, resolveu abandonar tudo para se dedicar integralmente ao casamento com José Eduardo Gomes Chacon, namorado desde a adolescência. Faleceu em 2003, com 60 anos.
No vídeo abaixo, podemos relembrar Celly cantando "Estúpido Cupido", o seu maior sucesso.