16 de setembro de 2010

O QUE QUER DIZER BMG?

Maldade! Estão dizendo que o BMG, estampado
na nova camisa do São Paulo, quer dizer:
Bambis do Morumbi no Gramado.

DIA DE LUPICÍNIO RODRIGUES

O compositor Lupicínio Rodrigues faria hoje 96 anos. Era o cronista do trágico e do cotidiano amoroso. Gaúcho, conseguiu se projetar nas décadas de 30 e 40 mesmo não pertencendo ao eixo Rio-São Paulo.
A dor-de-cotovelo passeia por toda a sua obra. Tinha uma paixão profunda pela noite e pela boemia. Seu primeiro grande sucesso, "Se Acaso Você Chegasse", foi gravado no Rio de Janeiro, em 19 de julho de 1938, por um cantor estreante: Ciro Monteiro. O sucesso "Vingança", abriu-lhe as portas das boates paulistas e cariocas.
Em 1960, mesmo com o sucesso da bossa nova, conseguiu reeditar o sucesso de "Se Acaso Você Chegasse", agora na voz de Elza Soares.
Na década de 70, foi redescoberto pelos grandes talentos da MPB, como Caetano Veloso ("Felicidade"), Gal Costa ("Volta"), Gilberto Gil ("Esses Moços, Pobres Moços"), Elis Regina ("Maria Rosa"), Zizi Possi ("Nunca"), Paulinho da Viola ("Nervos de Aço"), Gonzaguinha ("Ela Disse-me Assim) e outros. Lupicínio Rodrigues compôs também o hino do clube do seu coração: o Grêmio.
No vídeo abaixo, Paulinho da Viola canta "Nervos de Aço". E é sempre é bom recordar Lupicínio. Afinal, o pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar...