22 de julho de 2011

ASSALTO AO BANCO CENTRAL

O filme "Assalto ao Banco Central" chega hoje aos cinemas. Direção de Marcos Paulo.
Com Eriberto Leão, Lima Duarte, Giulia Gam... e nenhum político!

PALMEIRAS, CAMPEÃO DO MUNDO!

Hoje é uma data histórica para palmeirenses como Moacyr Franco, Mário Albanese, Bóris Casoy, Joelmir Beting, Chico Anysio, Júlio Medaglia, Simoninha, Giovanni Bruno e tantos outros: há 60 anos, o Alviverde conquistava a Copa Rio, isto é, tornava-se Campeão Mundial Interclubes, "lavando a alma" de todos os brasileiros, que ainda estavam traumatizados com a perda da Copa do Mundo, um ano antes, no mesmo Maracanã.
Participaram oito importantes equipes mundiais: do Brasil, Palmeiras e Vasco da Gama; da Áustria, o Áustria de Viena; do Uruguai, o Nacional; de Portugal, o Sporting; da Itália, a Juventus; da França, o Olympique Nice; e da Iugoslávia, o Estrela Vermelha.
A final foi em 22 de julho de 1951, no Maracanã, com o Palmeiras enfrentando a Juventus, da Itália, e empatanto em 2 a 2, gols de Rodrigues e Liminha (no primeiro jogo das finais, o Palmeiras havia ganho por 1 a 0, gol de Rodrigues).
O Palmeiras, que tinha como seu grande líder Jair Rosa Pinto, atuou com: Fábio Crippa (que substituiu, no meio da competição, Oberdan Cattani); Salvador e Juvenal; Túlio, Luiz Villa e Dema; Lima, Ponce de León (Canhotinho), Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues. O técnico era Ventura Cambon. O árbitro foi Gabriel Tordjan, da França. A renda: Cr$ 2.783.190,00.
Aconteceu em 1951:
A população brasileira é de 53,49 milhões • O Brasil é presidido por Getúlio Vargas, que assumiu em 31 de janeiro de 1951 • Morre o rei George VI e Elizabeth II sobe ao trono da Inglaterra • A balança comercial brasileira acusa um deficit de 286 milhões de dólares • Brigitte Bardot casa-se com Roger Vadim • Adhemar Ferreira da Silva conquista medalha de ouro no Salto Triplo, nas Olimpíadas de Helsinque, pulando 16,22 metros • Inaugurada a TV Paulista, que mais tarde daria origem à TV Globo • Estreia na TV Tupi o "Clube dos Artistas", que ficaria no ar até 1980, e o telejornal "Repórter Esso", que permaneceria até 1970 • Nasce Bruna Lombardi • Morre Francisco Alves.
A Fifa havia reconhecido o título mundial oficialmente, mas depois, injustamente, recuou.
Mas o título é reconhecido pelo coração de todos os palmeirenses!