16 de junho de 2009

A EVOLUÇÃO DE DUNGA

Após a vitória de ontem, no "sufoco", do Brasil contra o Egito, por 4 a 3, pela Copa das Confederações, com o Brasil marcando o gol da vitória no último minuto através de pênalti, a crônica especializada está achando que o técnico Dunga evoluiu:
de "burro" a "múmia"!

PARABÉNS, MARACANÃ!



Talvez a mídia esportiva não lembre, mas, hoje, o Maracanã, o maior estádio do Brasil, está comemorando 59 anos! Recebeu o nome de Mário Filho, em homenagem ao jornalista que lutou muito por sua construção e que era irmão do dramaturgo
Nelson Rodrigues.

O nome popular, "Maracanã", que em tupi-guarani significa "semelhante a um chocalho", deve-se ao rio Maracanã, que cruzava essa área, desaguando na baía de Guanabara.

Foi concebido para abrigar a Copa do Mundo de 1950 e seu jogo inaugural foi em 16 de junho de 1950, um amistoso entre as seleções de São Paulo e Rio de Janeiro, vencido pelos paulistas por 3 a 1. O primeiro gol foi do meia Didi, pelos cariocas.

Oito dias após ocorreu a primeira partida oficial: Brasil x México, pela Copa do Mundo, vencida pelos brasileiros por 4 a 0, com dois gols de Ademir, um de Baltazar e outro de Jair Rosa Pinto.

Foi quando o Maracanã recebeu seu público recorde: 199.854 torcedores presentes (173.850 pagantes). Porém, o recorde de pagantes aconteceu em 31 de agosto de 1969, na partida Brasil 1 x 0 Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo: 183.341, com
195.513 presentes.

O Maracanã, que foi palco de defesas milagrosas de Castilho, dribles mirabolantes de Garrincha, jogadas emocionantes de Zico, gols inesquecíveis de Roberto Dinamite, o milésimo gol de Pelé,
partidas memoráveis do Santos em 1962 e 1963 pelo Mundial Interclubes, e de tantos outros gênios da bola, prepara-se agora para futuras emoções: a Copa do Mundo de 2014 (segunda foto).

Justamente em 1950, o Maracanã viveu a sua grande "tragédia": o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai, de virada, por 2 a 1, com o episódio ficando conhecido como "Maracanazo".

E durante muitos anos o Maracanã ficou...
"em estádio de choque"!