12 de setembro de 2011

CLAUDIA LEITTE RENOVA

Claudia Leitte renovou seu contrato com o guaraná Antarctica até 2015.
Por que ela não muda o nome para...
Claudia Guaraná?

DIA DE GERALDO VANDRÉ

Um dos mais importantes compositores da MPB, o paraibano Geraldo Pedrosa Araújo Dias Vandregísilo, o nosso Geraldo Vandré, está fazendo hoje 76 anos.
Uma das nossas maiores expressões da música engajada, Vandré formou-se em Direito no Rio de Janeiro e, em dezembro de 1964, lançou seu primeiro LP. No ano seguinte, 1965, participou do I Festival de MPB da TV Excelsior, defendendo a música "Sonho de Carnaval", de Chico Buarque, festival esse vencido por Elis Regina com "Arrastão", música de Vinícius de Moraes e Edu Lobo.
No ano seguinte, 1966, duas vitórias: venceu o II Festival da TV Excelsior, com "Porta Estandarte", em parceria com Fernando Lona, e o I Festival da TV Record, com a música "Disparada", em parceria com Theo de Barros, defendida por Jair Rodrigues, empata com "A Banda" de Chico Buarque.
Em 1968, o momento mais polêmico: no Festival Internacional da Canção, da TV Globo, apresentou "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", que se tornou um verdadeiro "hino" contra o regime militar. A música ficou em segundo lugar, perdendo para "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jobim, o que motivou um grande protesto do público.
Com o acirramento da situação, Vandré foi obrigado a se autoexilar, rumando para o Chile. Hoje, Vandré se mantém no isolamento, residindo em São Paulo.
Caminhando e cantando e seguindo a canção...