10 de janeiro de 2010

DIA DE LAMARTINE BABO

Ele foi uma das pessoas mais divertidas e bem-humoradas de sua época. Não perdia a oportunidade para fazer uma piada ou trocadilho. Mesmo leigo em técnica musical, tornou-se uma dos mais importantes compositores brasileiros. Além de ser o autor dos hinos dos cinco grandes clubes cariocas (incluindo, é óbvio, o seu América, tido por muitos como o mais bonito hino de clube do Brasil), ele é o autor de músicas memoráveis como estas:

"A Tua Vida é um Segredo", "A.E.I.O.U" (com Noel Rosa), "Cantores do Rádio" (com Braguinha e Alberto Ribeiro), "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda" (com Francisco Mattoso), "Grau Dez" (com Ary Barroso), "Isto É Lá Com Santo Antônio", "Linda Morena" (com Mário Reis), "No Rancho Fundo" (com Ary Barroso), "O Teu Cabelo Não Nega" (com Irmãos Valença), "Serra da Boa Esperança" e muitas outras.

No vídeo abaixo, uma de suas criações mais conhecidas: "Cantores do Rádio", que ele fez com Braguinha (o João de Barro) e Alberto Ribeiro. Essa música foi lançada no filme "Alô, Alô, Carnaval" e gravada em 1936. Dizem que os três a compuseram dentro de um ônibus, quando voltavam para casa, após saírem do Cassino da Urca totalmente sem dinheiro.

Agora, só falta o José Serra pegar uma de suas músicas para a próxima campanha eleitoral:
"Serra da Boa Esperança, esperança que encerra..."