27 de agosto de 2011

ATLÉTICO DE MADRID DISPENSA ELIAS

Elias foi dispensado pelo Atlético de Madrid.
Elias não foi destaque: foi descarte.

DIA DE LUPICÍNIO RODRIGUES

Hoje faz 37 anos que perdemos Lupicínio Rodrigues, um de nossos maiores compositores, o cronista do trágico e do cotidiano amoroso.
Conseguiu se projetar nas décadas de 30 e 40, mesmo não pertencendo ao eixo Rio-São Paulo: nasceu em Porto Alegre-RS, no dia 16 de setembro de 1914.
A dor-de-cotovelo passeia por toda a sua obra. Tinha uma paixão profunda pela noite e pela boemia. Seu primeiro grande sucesso, "Se Acaso Você Chegasse", foi gravado no Rio de Janeiro, em 19 de julho de 1938, por um cantor estreante: Ciro Monteiro. O sucesso "Vingança" abriu-lhe as portas de boates paulistas e cariocas.
Em 1960, mesmo com o sucesso da bossa nova, conseguiu reeditar o sucesso de "Se Acaso Você Chegasse", agora na voz de Elza Soares.
Na década de 70, foi redescoberto pelos grandes talentos da MPB, como Caetano Veloso ("Felicidade"), Gal Costa ("Volta"), Gilberto Gil ("Eses Moços, Pobres Moços"), Elis Regina ("Maria Rosa"), Zizi Possi ("Nunca") e Paulinho da Viola ("Nervos de Aço"). Lupicínio compôs, também, o hino do Grêmio, clube do seu coração.
No vídeo abaixo, Caetano Veloso canta "Felicidade".
"Felicidade" é ouvir Lupicínio Rodrigues.