João Bosco está fazendo 65 anos. Um dos principais compositores brasileiros, é autor e coautor de sucessos inesquecíveis: "Bijuterias", "Corsário", "De Frente Pro Crime", "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá", "Kid Cavaquinho", "Mestre-Sala dos Mares", "O Bêbado e a Equilibrista", "O Rancho da Goiabada" e muitos outros. A música "Bijuterias", por sinal, é que abre a macrossérie "O Astro", que estreou ontem na TV Globo. Hoje, "O Astro" é ele.
Quadrilha de macacos ousados estão invadindo e roubando comida de apartamentos do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Agora, só falta eles usarem... bananas de dinamite!
Paulo César Carpegiani deixou o São Paulo, mas não irá assumir o Ministério dos Transportes porque a Dilma informou que não quer mais "bolinha" por lá. Marina Silva deixou o PV, mas não irá assumir o São Paulo porque comunicou que é muito mais do Verde que do Tricolor.
Faz 63 anos que perdemos Monteiro Lobato, aos 66 anos, vitimado por um derrame. José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, São Paulo. Além de inventor e maior escritor da literatura infanto-juvenil brasileira, criador do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", foi um dos personagens mais interessantes da história do nosso país, autor também de 17 livros para adultos. Tinha como um de seus ditos preferidos o de "não acreditar em nada por achar tudo muito duvidoso". Porém, contrariando sua frase preferida, acreditou em muitas coisas durante sua vida e uma delas foi a indústria brasileira do livro, fundando, em 1918, a "Monteiro Lobato & Cia.", a primeira editora brasileira. Antes, todos os livros eram impressos em Portugal. Acreditava piamente nas riquezas naturais do Brasil e sofreu por isso. Foi preso duas vezes na ditadura de Getúlio Vargas. A última foi em 1941. Sua luta pelo nosso petróleo acabaria por deixá-lo pobre, doente e desgostoso. Porém, a boneca Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens ficarão eternamente presentes no "Sítio do Pica-Pau Amarelo" da nossa imaginação.
Em 1958, há exatos 53 anos, o Brasil conquistava a sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. Foram 6 jogos, 5 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota. 16 gols marcados e 4 sofridos. No último jogo, Brasil 5 x 2 Suécia, com gols de Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo. Seis jogadores participaram de todas as partidas: Gilmar, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Didi e Zagallo. O artilheiro da Copa foi Just Fontaine, da França, com 13 gols. O artilheiro do Brasil foi Pelé, que atuou em apenas 4 jogos, com 6 gols. Ele foi, também, o jogador mais jovem a fazer gol em Copa do Mundo: tinha só 17 anos quando marcou contra o País de Gales. Na foto acima, em pé: o técnico Vicente Feola, Zito, Bellini (o capitão), Nilton Santos, Orlando e Gilmar. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagallo e o preparador físico Paulo Amaral. Aconteceu em 1958: O presidente do Brasil é Juscelino Kubistcheck, que assumiu em 31 de janeiro de 1956 • A população brasileira é de 65,74 milhões de habitantes • O governador paulista Jânio Quadros proíbe o rock nos bailinhos de São Paulo • Surge a bossa nova: Tom Jobim e Vinícius de Moraes compõem "Chega de Saudade" • Charles de Gaulle assume o cargo de primeiro-ministro da França • Jorge Amado lança o livro "Gabriela, Cravo e Canela" • Estreia da peça "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri • Lançado o programa "Discoteca do Chacrinha", na TV Tupi • Nascem: Cássia Kiss, Cláudia Jimenez, Edson Celulari, Lilia Cabral, Madonna, Maitê Proença, Michael Jackson e Pedro Bial. Vejam o vídeo abaixo. Êêêêta Esquadrão de Ouro!
Aníbal Augusto Sardinha, o nosso Garoto, um dos maiores violonistas brasileiros, faria hoje 96 anos. Faleceu com apenas 39. Abaixo, um vídeo com Chico Buarque e Ângela Maria cantando a sua música mais conhecida: "Gente Humilde", cuja letra foi criada após sua morte por Chico e Vinícius de Moraes. Grande Garoto!
Ao empatar, ontem, em 1 a 1, com o Belgrano, no Monumental de Nuñes, o River Plate, pela primeira vez em sua história, foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Argentino. E poderá ter seu nome mudado para... Horriver Plate!
Corinthians venceu o São Paulo por 5 a 0, nesta tarde, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro 2011. Agora, só falta o Rogério Ceni admitir: "Frangay!"
Senado gastará 5 milhões em mobiliário. Serão compradas 1.306 cadeiras, 68 sofás, 533 estações de trabalho e 604 armários, além de 55 mesas, 420 divisórias, 376 gaveteiros e outros móveis. Não deve ser em madeira de lei. Deve ser em madeira fora da lei.
Já está em todas as bancas de São Paulo a bela revista da On Line, produzida pelos jornalistas Mário Marinho e Silvio Natacci, enfocando a conquista das três Libertadores: 1962, 1963 e 2011. Agora quem dá bola é o Santos...
O esquecido e genial Vadico (Osvaldo de Almeida Gogliano), paulistano do Brás, principal parceiro de Noel Rosa, faria hoje 101 anos. Com Noel, que conheceu em 1933, compôs, entre outras músicas, sucessos como "Conversa de Botequim", "Feitiço da Vila", "Feitio de Oração" e "Pra Que Mentir". Em 1943, a convite de Walt Disney, musicou o desenho animado "Saludos, Amigos", que apresentou o papagaio Zé Carioca como símbolo do Brasil. Vadico morou por 15 anos nos Estados Unidos, onde conseguiu cidadania e estudou com o maestro Mario Castelnuovo-Tedesco. Vadico gravou as músicas do filme "Uma Noite no Rio", com Carmem Miranda. Compôs também "Ioiô", a pedido da Universal Pictures, que acabou virando tema de outro filme. Desde então, Vadico tornou-se pianista de Carmem Miranda e do Bando da Lua. Em 1949, Vadico rodou a Europa e as Américas dirigindo a orquestra da Companhia de Bailados de Katherine Dunham. Voltou ao Brasil em 1956 e começou a trabalhar como diretor musical da TV Rio. Faleceu em 11 de junho de 1962, aos 51 anos, vítima de enfarte. Abaixo, um vídeo com Chico Buarque cantando "Conversa de Botequim", sua criação mais conhecida. Seu garçom faça o favor de me trazer depressa...
Parabéns a todos os santistas como Fausto Silva, Milton Neves, Mariana Belém, Mônica Waldvogel, Renato Teixeira, Jair Rodrigues, Oscar Magrini, Paulo Vilhena, Alexandre Borges, Ney Latorraca, Rodolpho Gamberini, João Dória Jr., Zeca Baleiro, Guilherme Arantes, Celso Loducca, Bob Wolfenson, Emílio Surita, Paulo Goulart, Fábio Jr., Luciano Faccioli e tantos outros. O Santos TRIturou o Peñarol: 2 a 1!
Há 41 anos, o Brasil sagrava-se Tricampeão Mundial, no México. Pela primeira vez numa Copa do Mundo, vencia todas as seis partidas: 4 a 1 na Tchecoslováquia, 1 a 0 na Inglaterra, 3 a 2 na Romênia, 4 a 2 no Peru, 3 a 1 no Uruguai e 4 a 1 na Itália. E conquistava em definitivo a Taça Jules Rimet. O artilheiro da Copa foi Muller, da Alemanha Ocidental, com 10 gols, e o vice-artilheiro foi Jairzinho, do Brasil, com 7 gols, o único jogador que marcou em todas as partidas. Na foto acima, em pé: Carlos Alberto, Félix, Wilson Piazza, Brito, Clodoaldo, Everaldo e o preparador físico Admildo Chirol. Agachados: o massagista Mário Américo, Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé, Rivellino e o massagista Nocaute Jack. Aconteceu em 1970: O Brasil está há seis anos sob regime militar e é presidido pelo general Emílio Garrastazu Médici • A população brasileira é de 93 milhões de habitantes • Pela primeira vez, a população urbana (52 milhões) supera a rural (41 milhões) • Presidente Médici manda prender toda a turma do semanário "O Pasquim" • Fim dos Beatles • Chico Buarque volta do autoexílio na Europa e lança a música "Apesar de Você", posteriormente censurada • As Forças Armadas e os órgãos de segurança criam o DOI (Destacamento de Operações de Informações) e o CODI (Centro de Operações de Defesa Interna) • O governo cria o slogan "Ameo-o ou Deixe-o" • Apenas 1% da população brasileira tem linha telefônica.