28 de julho de 2011

DIA DE OSMAR SANTOS

Osmar Aparecido dos Santos, um dos maiores narradores esportivos da história do nosso país, natural de Osvado Cruz-SP, faz hoje 62 anos.
Filho de colono sem-terra, começou a trabalhar na roça com oito anos e, por ironia do destino, tinha dificuldades na fala até os cinco anos, problema que o dono da fazenda cuidou.
Em 1963, a Rádio Clube de sua cidade o contratou para apresentar o jornal. Foi nessa mesma rádio que fez sua primeira narração esportiva e lançou seu famoso grito de gol: "E que goooooool!".
Em 1972, chegou à Jovem Pan e criou seus famosos bordões: "As bandeiras estão tremulando, tremulando", "Ripa na Chulipa e pimba na gorduchinha", "Animal", "Garotinho" e tantos outros.
Em 1977, já consagrado, transferiu-se para a Rádio Globo, estreando no primeiro dos três jogos da histórica final entre Corinthians e Ponte Preta.
Na noite de 22 de dezembro, Osmar janta com a família, na casa de seus pais, em Marília. Depois, resolve ir para Birigui, onde, no dia seguinte, haveria um churrasco de confraternização na concessionária da qual é dono.. Entra, sozinho, em sua Mercedes 93, adquirida na semana anterior. Chovia muito na Rodovia Transbrasilândia. No trevo de Getulina, um motorista de caminhão, embriagado, pega a estrada em direção errada. Tenta consertar. Manobra, sem qualquer preocupação. A Mercedes de Osmar choca-se na traseira do caminhão. Estava encerrada a carreira de um dos maiores ícones do rádioesportivo do Brasil.
Hoje, mesmo com problemas na fala e dificuldades para movimentar o braço e a mão direita, continua transmitindo emoções e lições de vida, com sua dedicação, sua determinação e seu sorriso.
Bom, bom, bom de bola esse garoto!