Em pleno Dia de Eleição, Carlos Drummond de Andrade faria 108 anos de vida. Nunca é demais um pouco de poesia no meio de tanta hipocrisia. "A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca." "No adultério há pelo menos três pessoas que se enganam." "Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar." "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade." "O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza." "A dor é inevitável. O sofrimento é opcional." "A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras." "O amor é grande, mas cabe no breve espaço de beijar."
Pequenina no tamanho, mas gigante no talento, Claudette Soares faz hoje 73 anos de vida. Participou de vários momentos importantes da nossa música. Logo no início de sua carreira, nos anos 50, foi apelidada por Luiz Gonzaga de "A Princesinha do Baião". Depois, foi uma das principais participantes do lançamento da bossa nova, gravando vários compositores importantes da época. Casou-se em 1972 com o músico Júlio César Figueiredo, ganhando de presente de Roberto Carlos, seu padrinho, a música "De Tanto Amor", um de seus maiores sucessos, que o "Rei" compôs em parceria com Erasmo Carlos. Separou-se em 1990. E é essa música que relembramos no vídeo abaixo. Com uma emoção que não tem tamanho.
Hoje, Nelson Antônio da Silva, o nosso Nelson Cavaquinho, faria 99 anos. Deixou mais de 400 composições, entre elas: "A Flor e o Espinho", "Folhas Secas", "Juízo Final", "Minha Festa", "Quando Eu Me Chamar Saudade", "Rugas" e muitas outras. No vídeo abaixo, Beth Carvalho, uma de suas principais intérpretes, canta "Minha Festa", num show em homenagem a ele. Há, também, a presença de Hamilton de Holanda, dando um show no bandolim. "Minha Festa". Porque hoje, com certeza, a festa é dele.
Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, bateu bola com Evo Morales, presidente da Bolívia, em Teerã. O presidente da Bolívia levou vantagem porque tinha um pouco mais de "gás".
Faleceu hoje, na Alemanha, o polvo Paul, que se tornou famoso mundialmente ao acertar todos os resultados da Copa da África. Dizem que, quando teve que decidir entre Dilma e Serra, teve um enfarte!
Carioca de nascimento, mas mineiro de coração, Milton Nascimento, uma das mais belas vozes da Música Popular Brasileira, faz hoje 68 anos. Após tocar com Wagner Tiso em Três Pontas, mudou-se para Belo Horizonte para estudar Economia, vindo a conhecer músicos e letristas como os irmãos Borges (Marilton, Lô e Márcio), Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta e outros, formando o que ficou conhecido nacionalmente como o "Clube da Esquina". Em 1967, explodiu para todo o Brasil, quando conquistou o segundo lugar do Festival Internacional da Canção com a música "Travessia", que fez em parceria com Fernando Brant. São inúmeros os seus sucessos, de sua autoria ou não: "Beatriz", "Caçador de Mim", "Cais", "Cálice", "Calix Bento", "Canção da América", "Circo Marimbondo", "Conversando no Bar", "Coração de Estudante", "Fazenda", "Fé Cega, Faca Amolada", "Maria, Maria", "Morro Velho", "Nada Será Como Antes", "Nos Bailes da Vida", "O Que Será, Que Será?", "Para Lennon e McCartney", "San Vicente", "Sentinela", "Travessia" e muitos outros. A música "Coração de Estudante", que fez com Wagner Tiso, tornou-se o hino das Diretas Já e dos funerais de Tancredo Neves. Posteriormente,a bela "Canção da América", composta em parceria com Fernando Brant, que fala sobre a Amizade, foi o tema de fundo dos funerais de Ayrton Senna. E é justamente "Canção da América" que recordamos no vídeo abaixo. Porque amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.
Um dos "papas" da bossa nova, Roberto Menescal está comemorando hoje 73 anos de pura música. Formou uma dupla histórica com Ronaldo Bôscoli, falecido em 1994, aos 66 anos. Algumas de suas composições: "Ah! Se Eu Pudesse", "Bye, Bye, Brasil", "O Barquinho", "Vagamente", "Você" e muitas outras. Abaixo, um vídeo com Menescal e Wanda Sá interpretando a sua música mais conhecida em parceria com Bôscoli: "O Barquinho". Dia de luz, festa do sol.
Hoje faz 51 anos que perdemos Dolores Duran. Em apenas 29 anos, produziu diversas músicas que se tornaram inesquecíveis, em parceria ou não: "A Noite do Meu Bem", "Castigo", "Estrada do Sol", "Fim de Caso", "Noite de Paz", "O Negócio É Amar", "Por Causa de Você", "Ternura Antiga" e muitas outras. Abaixo, um vídeo que mostra a atriz Nanda Costa dublando Dolores, em "A Noite do Meu Bem", na minissérie que a Globo produziu sobre a maravilhosa compositora. Vale a pena ouvir. Tendo Dolores de cotovelo ou não.
Nosso poetinha Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes estaria fazendo 97 anos hoje. E que falta ele nos faz! Suas letras de música são inesquecíveis e, suas parcerias, imortais: com Tom Jobim ("A Felicidade", "Brigas Nunca Mais", "Chega de Saudade", "Eu Não Existo Sem Você", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Garota de Ipanema", "Insensatez", "Se Todos Fossem Iguais a Você" e muitas outras); com Carlos Lyra ("Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", "Minha Namorada", "Pau-de-Arara", "Primavera", "Samba do Carioca" e outras); com Baden Powell ("Apelo", "Berimbau", "Canto de Ossanha", "Deixa", "Samba da Bênção", "Samba em Prelúdio", "Tempo Feliz" e outras); com Toquinho ("A Tonga da Mironga do Kabuletê", "As Cores de Abril", "Carta ao Tom", "Como é Duro Trabalhar", "Eu Não Tenho Nada a Ver Com Isso", "Regra Três", "São Demais os Perigos Desta Vida", "Sei Lá, a Vida Tem Sempre Razão", "Tarde em Itapuã" e várias outras); além de outras parcerias históricas. Vamos relembrar, no vídeo abaixo, "Se Todos Fossem Iguais a Você", de Tom e Vinícius, na voz de Milton Nascimento, acompanhado por orquestra sinfônica. Ah!, se todos fossem iguais a vocês...
Como já era esperado, o PV ficou em cima do muro e pregou independência para o segundo turno das eleições presidenciais. A diferença é que é um muro cheio de plantas!
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, nossa Chiquinha Gonzaga, nascida no Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1847, faria hoje 163 anos. Foi a primeira pianista de choro, autora da primeira marcha de carnaval ("Ô Abre Alas", em 1899) e, também, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Participou ativamente da campanha abolicionista e da proclamação da república do Brasil. Também foi a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Ao todo, compôs músicas para 77 peças teatrais, tendo sido autora de cerca de duas mil composições, entre valsas, polcas, tangos, lundus, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, choros e serenatas. Vamos abrir alas e ouvir "Ô Abre Alas", com Ângela Maria, Marlene e Emilinha Borba.
Hoje faz 46 anos que perdemos o comentarista esportivo, poeta e compositor Antônio Maria. Pernambucano de nascimento, mas carioca de coração. Faleceu com apenas 43 anos, mas foi coautor de músicas maravilhosas, como a cidade que adotou: "Canção da Volta", "Manhã de Carnaval", "Ninguém Me Ama", "Suas Mãos", "Valsa de uma Cidade" e outras. No vídeo abaixo, vamos relembrar, com Rita Lee, "Valsa de uma Cidade", singela homenagem que ele fez ao Rio de Janeiro, em parceria com Ismael Netto. Nos tempos em que o Rio era só feliz-cidade.
Por que a Diretoria do Atlético-MG não contrata a equipe de chilenos que resgatou os 33 mineiros, para ver se consegue resgatar o time do antepenúltimo lugar?
Hoje é um dia especial para corintianos como Dan Stulbach, Edu Guedes, Milene Domingues, Nelson Rubens, Pedro Ronco, Sabrina Sato, Serginho Groisman, Toquinho e tantos outros: faz 33 anos que o Timão conquistou o título do Campeonato Paulista de 1977, quebrando um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias. Foi exatamente em 13 de outubro de 1977, uma quinta-feira à noite, no terceiro jogo das finais contra a Ponte Preta (no primeiro, venceu por 1 a 0 e, no segundo, perdeu por 2 a 1). No segundo, houve o recorde de público no Morumbi, até hoje não batido (146.082 pessoas: 138.032 pagantes mais 8.050 menores). O Corinthians, sob o comando de Oswaldo Brandão, venceu por 1 a 0, gol de Basílio, aos 36 minutos do 2º tempo. O time foi o da foto acima, não ocorrendo nenhuma substituição. Veja, no vídeo abaixo, esses momentos inesquecíveis, com a narração emocionante de Osmar Santos.
Natural de Caruaru-PE, o poeta-compositor-cantor Luiz Vieira está completando hoje 82 anos de pura poesia. Sempre espalhando belezas pelo Brasil afora, é autor de sucessos inesquecíveis: "Guarânia da Lua Nova", "Guarânia da Saudade", "Inteirinha", "Menino de Braçanã", "Paz do Meu Amor", "Prelúdio Para Ninar Gente Grande (Menino-Passarinho)" e muitos outros. No vídeo abaixo, o seu maior sucesso: "Paz do Meu Amor", quando ele se apresentou no Programa do Jô. Vale a pena relembrar e sonhar.
Messi, grande goleiro do Palmeira de Goianinha-RN e xodó da torcida, assumiu a sua homossexualidade. Não há qualquer problema. O que ele não pode é deixar as bolas entrarem.
Hoje, Angenor Oliveira, o grande Cartola, autor ou coautor de joias musicais como "Acontece", "Alvorada", "As Rosas Não Falam", "O Mundo é Um Moinho", "O Sol Nascerá", "Tive, Sim" e tantos outros, faria 102 anos. No vídeo abaixo, Beth Carvalho, uma das responsáveis pela sua projeção nacional, relembra, de forma emocionante, "As Rosas Não Falam". O Cartola é de tirar o chapéu.
Hoje é uma data histórica para santistas como Alexandre Borges, Fausto Silva, Guilherme Arantes, João Dória Jr., Luciano Facciolli, Mariana Belém, Milton Neves, Mônica Waldvogel, Renato Teixeira e tantos outros: faz exatos 48 anos que o Peixe conquistou seu primeiro título mundial, vencendo o Benfica, em Portugal, por 5 a 2. Na foto acima, a máquina de jogar futebol. Em pé: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. No vídeo abaixo, a grande conquista, nos tempos que a maré estava ótima para o Peixe.
Vunicic, jogador da Roma, fez o único gol de Montenegro na vitória contra a Suíça por 1 a 0, pelas eliminatórias da Eurocopa, e comemorou de cueca. Se a moda pega, em breve Richarlyson irá comemorar de camisola!
Uruguaio de nascimento, mas brasileiro de coração e luta, o cantor, compositor, músico e poeta Taiguara faria hoje 65 anos. "Amanda", "Carne e Osso", "Geração 70", "Hoje", "Que as Crainças Cantem Livres", "Teu Sonho Não Acabou", "Universo No Teu Corpo" e "Viagem" são algumas de suas obras-primas. No vídeo abaixo, vamos relembrar "Que as Crianças Cantem Livres". Para que, a partir do próximo ano, nossas crianças continuem cantando livres.
Paulo Arthur Mendes Pupo Nogueira, o Paulinho Nogueira, grande violonista e compositor, professor de muitos músicos, como Toquinho, autor das "Bachianinhas", "Menina", "Simplesmente" e muitas outras composições, estaria fazendo hoje 81 anos. Vamos relembrá-lo no vídeo abaixo, ouvindo "Bachianinha nº 1". Não há como não gostar. É mais do que bacaninha. É Bachianinha.