Há 109 anos nascia, em Alegrete-RS, Mário Quintana, um dos mais importantes poetas brasileiros. "Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro." "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." "Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente." "O segredo não é correr atrás das borboletas: é cuidar do jardim, para que elas venham até você." "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem." "Todos estes que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão, eu passarinho." "A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão." "Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação." "Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada." "Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo." "Nós vivemos a temer o futuro, mas é o passado que nos atropela e mata." "Procure me amar quando menos mereço, porque é quando mais preciso." "A eternidade é um relógio sem ponteiros." "Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus." "O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem passa por ele indiferente." "São os passos que fazem o caminho." "Eu não tenho paredes. Só tenho horizontes!" "Um lugar só é bom quando a gente pode fugir para outro lugar." "Triste de quem não conserva nenhum vestígio da infância."
Hoje é uma data especial para palmeirenses como Moacyr Franco, Simoninha, Mauro Beting, Júlio Medaglia, Sérgio Reis, Emílio Orciollo, Branco Mello, Maurício Manieri, Fúlvio Stefanini, João Armentano, Antônio Calloni, Luigi Baricelli, Décio Piccinini e tantos outros. Hoje faz exatos 64 anos que o Palmeiras conquistou o histórico título da Copa Rio, tido como o primeiro Mundial Interclubes, no Maracanã. Participaram da competição: Palmeiras, Vasco da Gama, Áustria de Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Juventus (Itália), Olympique Nice (França) e Estrela Vermelha (Iugoslávia). A final foi entre o Palmeiras e a Juventus, da Itália, no Maracanã. O Verdão precisava só do empate. E deu empate: 2 a 2. O Palmeiras jogou com: Fábio; Salvador e Juvenal; Túlio, Luiz Villa e Dema; Lima, Ponce de León (Canhotinho), Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues Tatu. Técnico: Ventura Cambon. O árbitro foi o francês Gaby Tordjan. Gols: Praest 18 do 1º; Rodrigues 2, Karl Hansen 18 e Liminha 32 do 2º. Um ano antes, o Brasil havia perdido a Copa do Mundo, neste mesmo Maracanã, para o Uruguai. Verdes tempos aqueles...
Hoje faz 46 anos que o astronauta Neil Armstrong pisou pela primeira vez na Lua. Agora, só falta o Haddad querer ser o primeiro prefeito a implantar uma ciclovia na Lua.
Hoje faz 21 anos que o Brasil conquistou o Tetracampeonato Mundial de Futebol, nos EUA, derrotando a Itália nos pênaltis. Na foto, em pé: Taffarel, Jorginho, Márcio Santos, Mauro Silva, Aldair e Branco. Agachados: Mazinho, Romário, Dunga, Bebeto e Zinho. É Tetra! É Tetra! É Tetra!
Hoje faz 65 anos que o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai, em pleno Maracanã, por 2 a 1. Na foto, da esquerda para a direita: Johnson e Mário Américo (massagistas); Barbosa, Augusto, Danilo Alvim, Juvenal, Bauer, Ademir, Zizinho, Jair, Chico, Friaça e Bigode. O técnico brasileiro era Flávio Costa. O Brasil precisava só de um empate para ficar com o título. Essa foi a primeira Copa do Mundo a usar numeração na camisa dos jogadores. E pensar que 65 anos depois o Brasil perdeu, também em casa, de 7 a 1 da Alemanha...
Há 111 anos nascia o poeta chileno Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura em 1971."Os poetas odeiam o ódio e fazem guerra às guerras." "Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias." "Só um louco pode desejar guerras. A guerra destrói a própria lógica da existência humana." "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências." "A vida não começa quando se nasce, começa quando se ama."