Hoje faz 55 anos que o Brasil conquistou o primeiro título de Campeão do Mundo de Futebol, na Suécia, sob o comando de Paulo Machado de Carvalho, o Marechal da Vitória, vencendo, na final, os donos da casa por 5 a 2. Nosso técnico era Vicente Feola. O Brasil fez 6 jogos, venceu 5 e empatou 1, marcando 16 e sofrendo apenas 4 gols. O artilheiro do Brasil na Copa foi Pelé, com 6 gols. O artilheiro da Copa foi Just Fontaine, da França, com 13 gols, sendo até hoje o recordista de gols em uma única Copa do Mundo. Na foto acima, em pé: Djalma Santos (que atuou somente na final, substituindo De Sordi), Zito, Bellini (o capitão, que pela primeira fez o gesto de erguer a taça), Nilton Santos, Orlando e o goleiro Gilmar. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagallo e o massagista Mário Américo. Outros fatos de 1958: • O Brasil é presidido por Juscelino Kubitschek, que assumiu em 31 de janeiro de 1956. • A população brasileira é de 65,74 milhões de habitantes. • O governador Jânio Quadros proíbe o rock nos bailinhos de São Paulo. • Surgimento da bossa nova, com Tom Jobim e Vinícius de Moraes lançando "Chega de Saudade" e quando se ouviu pela primeira vez a batida de violão de João Gilberto, no disco "Canção do Amor Demais", de Elizeth Cardoso. • Estados Unidos lançam seu primeiro satélite, o Explorer I. • O filme "A Ponte do Rio Kwai" ganha o Oscar. • Nikita Kruschev torna-se o primeiro-ministro soviético. • Charles De Gaulle assume o cargo de primeiro-ministro da França. • O piloto argentino Juan Manuel Fangio abandona o automobilismo. • Estreia das peças "Os Sete Gatinhos", de Nélson Rodrigues, e "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri. • Primeiro título da tenista Maria Esther Bueno, em Wimbledon, em duplas. • Lançamento do programa "Discoteca da Chacrinha", na TV Tupi. • É formada a Comunidade Comum Europeia (CEE), mercado comum entre França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Posteriormente, foi ampliada para 15 países. • Nos Estados Unidos, Elvis Presley provoca comoção nacional ao ser convocado a servir o Exército numa base da Alemanha. • Invenção do marcapasso artificial implantável. • Inaugurado o zoológico de São Paulo. • Cai o bimotor que levava a delegação do Manchester , da Inglaterra, perto de Munique. Oito jogadores morrem (no total, 28 pessoas perderam a vida). • Implantado o sistema de Discagem Direta à Distância (DDD). • Nascem: Cássia Kiss Magro, Cláudia Jimenez, Cazuza, Edson Celulari, Lilia Cabral, Lúcia Veríssimo, Madonna, Maguila, Maitê Proença, Michael Jackson, Oscar Schmidt, Pedro Bial, Sharon Stone, Silvia Pfeiffer e Totia Meirelles. • Morre o compositor Assis Valente (suicídio).
Hoje faz exatamente 51 anos que o Brasil tornou-se Bicampeão Mundial de Futebol, no Chile. Garrincha foi a grande figura da Copa, até porque Pelé se contundiu no segundo jogo, contra a Tchecoslováquia, 0 a 0. Naquele tempo não eram permitidas substituições durante o jogo. O Brasil realizou 6 partidas, com 5 vitórias e 1 empate. Marcou 14 gols e sofreu 5. Os artilheiros brasileiros foram Garrincha e Vavá, com 4 gols. O artilheiro da Copa foi Jerkovic, da Iugoslávia, com 5 gols. No último jogo, o Brasil enfrentou a Tchecoslováquia e venceu por 3 a 1. O juiz foi Nikolai Latishev (URSS). Na foto acima, em pé: Djalma Santos, Zito, Gilmar, Zózimo, Nilton Santos e Mauro. Agachados: Garrincha, Didi, Vavá. Amarildo e Zagallo. O técnico foi Aymoré Moreira. Mauro foi o capitão que ergueu a taça. Isso foi no tempo em que ser "bi" era só ser campeão duas vezes.
Um dos mais importantes compositores da MPB, o carioca Ivan Lins está fazendo 68 anos. Seus sucessos são históricos: "A Noite", "Abre Alas", "Antes Que Seja Tarde", "Aos Nossos Filhos", "Bilhete", "Cartomante", "Começar de Novo", "Daquilo Que Eu Sei", "Depois dos Temporais", "Desesperar Jamais", "Eu Me Lembro", "Lembra de Mim", "Madalena", "Me Deixa em Paz", "Novo Tempo", "O Amor É o Meu País", "O Passarinho Cantou", "Saindo de Mim", "Somos Todos Iguais Nesta Noite", "Velas Içadas" e muitos outros. Abre Alas que aí vem Ivan Lins!
O Maracanã está fazendo 63 anos. Na estreia, a Seleção Carioca de Novos perdeu para a Seleção Paulista por 3 a 1. O primeiro gol foi de Didi, pela Seleção Carioca, que depois se tornou bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira. Em 1966, o estádio passou a se chamar Jornalista Mário Filho, em homenagem ao cronista esportivo falecido naquele ano, irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues. Com a plástica que fez para a Copa de 2014, o Maracanã tem 63 anos com corpinho de 18.
"Nano-Falcon" tem apenas 8cm de comprimento e pesa 11 gramas. É vendido no Japão por cerca de 46 dólares. Pode servir para transportar os anões do Gugu da TV Record para o SBT.
Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, faria hoje 125 anos. "Navegar é preciso; viver não é preciso." "Sou definitivamente contra o definido, porque o definido é o bastante e o bastante não basta." "Para ser grande, sê inteiro." "O poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega fingir que é dor, a dor que deveras sente." "Pôe tudo o que és na mais pequena coisa que faças." "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce." "Duvido, portanto penso." "Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura." "O Homem é do tamanho do seu sonho." "Viver não é necessário. Necessário é criar." "Sinto-me nascido a cada momento, para a eterna novidade do Mundo." "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena." Fernando Pessoa atualizado: Navegar na internet é preciso; viver não é preciso.
Datafolha informa que a popularidade de Dilma caiu 8 pontos. Mas ela não se preocupa: ela disse que o Neymar cai várias vezes e continua titular da Seleção Brasileira.
Ontem, manifestantes mais uma vez invadiram a Av. Paulista, contra o aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus. Mas... e os "centavos" de Brasília?
Dolores Duran, uma das maiores compositoras, brasileiras, faria hoje 83 anos. Em apenas 29 anos de vida, deixou-nos músicas maravilhosas, como: "A Noite do Meu Bem", "Castigo", "Estrada do Sol", "Fim de Caso", "Noite de Paz", "O Negócio é Amar", "Por Causa de Você", "Solidão", "Ternura Antiga", "Tome Continha de Você" e muitas outras. Enfim, como diria Dolores Duran, O Negócio é Amar.