O carioca Nelson Antônio da Silva, o nosso Nelson Cavaquinho, faria hoje 100 anos. Deixou mais de 400 composições, entre elasclássicos como "A Flor e o Espinho", "Folhas Secas", "Juízo Final" e "Quando Eu Me Chamar de Saudade". No vídeo abaixo, Beth Carvalho, sua principal intérprete, canta, dele e Guilherme de Brito, "Folhas Secas". Secas para ouvir Nelson Cavaquinho.
Ronaldo Bôscoli (na foto, casando-se com Elis Regina, em 1967), que fez dupla musical histórica com Roberto Menescal e parceria marcante em produção de shows com Miele, faria hoje 83 anos. É coautor de músicas inesquecíveis, como "Ah! Se Eu Pudesse!", "Lobo Bobo", "Nós e o Mar", "O Barquinho", "Rio", "Saudade Fez Um Samba", "Telefone", "Tributo a Martin Luther King", "Vagamente", "Você" e muitas outras. No vídeo abaixo, Wanda Sá canta "Ah! Se Eu Pudesse", dele e Menescal. Ah! Se nós pudéssemos voltar no tempo...
Carioca de nascimento, mas mineiro de criação e coração, Milton Nascimento, um dos maiores intérpretes brasileiros de todos os tempos, está fazendo hoje 69 anos. Seus sucessos são inúmeros: "Beatriz", "Bola de Meia, Bola de Gude", "Caçador de Mim", "Cais", "Cálice", "Canção da América", "Canção do Sal", "Circo Marimbondo", "Conversando no Bar", "Encontros e Despedidas", "Fazenda", "Fé Cega, Faca Amolada", "Maria, Maria", "Morro Velho", "Nos Bailes da Vida", "O Que Será, Que Será?", "San Vicente", "Travessia" e muitos outros. No vídeo abaixo, "Canção da América", que ele fez em parceria com Fernando Brant, um dos componentes do famoso "Clube da Esquina", de Belo Horizonte. Afinal, amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito...
Hoje, o compositor austríaco Johann Strauss II, nascido Johann Baptist Strauss, filho de Johann Strauss I, faria 186 anos. Conhecido como "O Rei da Valsa", ficou famoso por ter escrito mais de 500 valsas, polkas, marchas e quadrilhas. Abaixo, uma de suas criações mais conhecidas: "The Blue Danube" ("Danúbio Azul"), que muitos consideram a maior composição clássica de todos os tempos. No vídeo abaixo, um pouco mais de azul em nossas vidas.
O capixaba Roberto Menescal, um dos fundadores do movimento bossa nova, está fazendo hoje 74 anos. É coautor de inúmeros sucessos: "Ah! Se Eu Pudesse","Rio", "Telefone", "Vagamente", "Vivo Sonhando", "Você", "O Barquinho", "Nós e o Mar", "O Amor em Paz", "Bye, Bye, Brasil" e muitos outros. Abaixo, a sua composição mais conhecida, que ele fez com Ronaldo Bôscoli, seu parceiro mais constante: "O Barquinho", na voz da musa Nara Leão. Aniversário de Roberto Menescal: Festa do sol!
Faz 52 anos que Adiléia Silva da Rocha, a nossa Dolores Duran, nos deixou, aos 29 anos. Mesmo com pouco tempo de vida, produziu inúmeros sucessos. É autora ou coautora de obras-primas como: "A Noite do Meu Bem", "Canção da Volta", "Castigo", "Estrada do Sol", "Fim de Caso", "Noite de Paz", "O Negócio É Amar", "Por Causa de Você","Solidão", "Ternura Antiga" e muitas outras. Dolores, hoje estamos muito mais românticos. Por Causa de Você.
Segundo a revista "Veja", diversos membros do PCdoB, comandados pelo ministro Orlando Silva, fazem parte do esquema de irregularidades envolvendo convênios entre a pasta e ONGs, que teria desviado mais de R$ 40 milhões em oito anos. Pelo visto, o PCdoB vai virar... o Partido da Comissão do Brasil.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a nossa Chiquinha Gonzaga, a nossa primeira "chorona", a primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, faria hoje 164 anos. Ô Abre Alas!
A excelente cantora paraense Leila Pinheiro está fazendo 51 anos. Ouçam, no vídeo abaixo, Leila cantando bossa nova. Depois dizem que Pinheiro não traz felicidade.
Faz 47 anos que perdemos o cronista, comentarista esportivo, poeta e compositor pernambucano Antônio Maria. É coautor de grandes sucessos, como "As Tuas Mãos", "Canção da Volta", "Manhã de Carnaval", "Ninguém Me Ama", "Samba do Orfeu", "Se Eu Morresse Amanhã", "Valsa de uma Cidade" e outros. No vídeo abaixo, podemos relembrar Rita Lee cantando um grande sucesso dele e Ismael Neto: "Valsa de uma Cidade". Ou de uma Saudade.
Hoje faz exatamente 34 anos que o Corinthians quebrou o tabu de 22 anos, oito meses e sete dias sem títulos. Foi no terceiro jogo da histórica final contra a Ponte Preta, no Morumbi, dia 13 de outubro de 1977, quando o Timão venceu a Macaca por 1 a 0, gol de Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo. Na foto acima, em pé: Zé Maria, Tobias, Moisés, Russo, Ademir e Wladimir. Agachados: Vaguinho, Basílio, Geraldão, Luciano e Romeu. No vídeo abaixo, a emocionante narração de Osmar Santos, que estava "com a macaca".
"Deixe que eu cante o sofrimento intenso/ Porque entendo que o sofrer em mim/ É o resultado de um amor imenso/ E a vida é linda pra quem sofre assim./ Se Deus um dia em meu trilhar de amores/ Pusesse flores sem haver espinhos/ Não bendiria a sorte, pois nas dores/ São mais sinceros todos os carinhos." Esses versos são do poeta, cantor e compositor Luiz Vieira, que hoje está fazendo 83 anos. No vídeo abaixo, podemos relembrar uma de suas criações mais marcantes: "Paz do Meu Amor". Na era do iPad, o mundo pede poesia.
Em 11 de outubro de 1962, há exatos 49 anos, o Santos conquistava o seu primeiro título mundial, derrotando o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa, por 5 a 2. O time da final foi este: Gilmar; Olavo, Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Luís Alonso Peres (Lula). Gols: Pelé 17 e 26 do 1º tempo; Coutinho 3, Pelé 19, Pepe 31, Euzébio 41 e Simões 44 do 2º tempo. Na foto acima, o time-base do Santos. Em pé: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
O carioca Angenor de Oliveira, o nosso Cartola, faria hoje 103 anos. Seus sucessos são vários: "Acontece", "Alvorada", "As Rosas Não Falam", "Não Quero Mais Amar a Ninguém", "O Mundo é um Moinho", "O Sol Nascerá", "Tive, Sim" e tantos outros. No vídeo abaixo, vamos relembrar "As Rosas Não Falam", na voz de sua intérprete maior: Beth Carvalho. Cartola: para ele, tiramos o chapéu.
O poeta, músico e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense faria hoje 148 anos. Sua composição mais famosa é "Luar do Sertão", que fez em parceria com João Pernambuco. Vamos relembrar no vídeo abaixo, na interpretação maravilhosa de Maria Bethânia. "Luar do Sertão": como pode ser tão bonito?
Hoje, José Flores de Jesus, o nosso Zé Kéti, faria 90 anos. Seu avô era flautista e pianista, e seu pai, que era marinheiro, tocava cavaquinho. Começou a atuar em 1940, na ala dos compositores da Portela. A sua primeira marcha carnavalesca foi "Se o Feio Doesse". A partir daí, inúmeros sucessos: "A Voz do Morro", "Acender as Velas", "Diz Que Fui Por Aí", "Máscara Negra", "O Meu Pecado", "Opinião" e muitos outros. Abaixo, podemos relembrar "Opinião", brilhantemente gravada por Nara Leão. Podem me prender, podem me bater, podem até deixar-me sem comer, que eu não mudo de opinião.